A clínica no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: na adolescência, o diagnóstico se escreve a lápis

Autores

  • Fabiane Machado Pavani Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Christine Wetzel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Agnes Olschowsky Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Adolescente. Avaliação em saúde. Serviços comunitários de saúde mental.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a prática da clínica com adolescentes na Atenção Psicossocial, em um Centro de Atenção Psicossocial infanto-juvenil. Utilizou-se a Avaliação de Quarta Geração como percurso teórico-metodológico tendo como parâmetro avaliativo as práticas em saúde na perspectiva da Atenção Psicossocial. Foram realizadas entrevistas com os profissionais do serviço, e observação participante. A análise ocorreu mediante o Método Comparativo Constante. Evidencia-se a tarefa de construir uma clínica que supere os saberes e práticas da psiquiatria tradicional, que incorpore o contexto dos adolescentes, não tendo como eixo central diagnosticar. Torna-se fundamental o deslocamento do foco da atenção da doença para o adolescente, considerando seus desejos, suas relações e os sentidos que atribuem às possíveis perspectivas e caminhos resultantes dos saberes da clínica. É importante a manutenção do processo de constante questionamento em relação a clínica psicossocial com adolescentes, sua repercussão e sua incorporação enquanto uma possibilidade terapêutica transitória e singular.

Publicado

2022-06-27

Como Citar

1.
Pavani FM, Wetzel C, Olschowsky A. A clínica no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: na adolescência, o diagnóstico se escreve a lápis. Saúde debate [Internet]. 27º de junho de 2022 [citado 22º de dezembro de 2024];45(128 jan-mar):118-29. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3864

Edição

Seção

Artigo Original