Sofrimento mental de professores do ensino público

Autores

  • Maiza Vaz Tostes Universidade Federal do Paraná (UFPR), Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – Curitiba (PR), Brasil.
  • Guilherme Souza Cavalcanti de Albuquerque Universidade Federal do Paraná (UFPR), Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – Curitiba (PR), Brasil.
  • Marcelo José de Souza e Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR), Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – Curitiba (PR), Brasil.
  • Ricardo Rasmussen Petterle Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Curitiba (PR), Brasil.

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador. Estresse psicológico. Professores. Condições de trabalho. Educação.

Resumo

Realizou-se estudo transversal do sofrimento mental com 1.021 professores do ensino público do Paraná. Utilizou-se o Self-Report Questionnaire para distúrbios psíquicos menores, os inventários de ansiedade e depressão de Beck, e questionário sociodemográfico e de morbidade autorreferida. Os testes Qui-quadrado, Exato de Fisher e Kruskal-Wallis foram utilizados na análise dos dados obtidos. Foram encontrados distúrbios psíquicos menores em 75%, depressão em 44% e ansiedade em 70% das pessoas observadas no presente estudo, havendo associação significativa (p<0,05) destes sintomas com o sexo feminino, outras doenças, o fato de levarem trabalho para casa e de trabalharem com o ensino fundamental. O sofrimento mental esteve presente em grande parcela da amostra estudada, apresentando relação com as condições de trabalho.

Downloads

Publicado

2018-03-31

Como Citar

1.
Tostes MV, Albuquerque GSC de, Silva MJ de S e, Petterle RR. Sofrimento mental de professores do ensino público. Saúde debate [Internet]. 31º de março de 2018 [citado 28º de março de 2024];42(116 jan-mar):87-99. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/775

Edição

Seção

Artigo Original