Participação social no ciberespaço: o caso da atenção primária no Twitter em contexto de pandemia
Palabras clave:
Participação Social, Atenção Primária à Saúde, Twitter, Comunicação em SaúdeResumen
O estudo analisou postagens no Twitter sobre Atenção Primária à Saúde (APS) a fim de identificar os problemas e as potencialidades referidos pelos usuários. Trata-se de uma pesquisa exploratória, qualitativa e observacional não participante, em que foram coletados 135.855 tweets publicados entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, analisados por meio da Mineração de Textos. Como resultado, do corpus analisado, foram identificadas quatro categorias temáticas não exclusivas, nomeadamente: Acessibilidade e Cobertura; Prestação de Serviços; Gestão e Recursos e Organização do SUS. Cinco modos de participação foram também identificados no debate sobre a APS: a denúncia, o compartilhamento de experiências positivas, a call for action, a accountability e a conscientização (awareness). Na especificidade da pandemia, críticas sistemáticas foram apresentadas relacionadas com as quatro dimensões analisadas. Apesar da existência dos problemas, a maior parte das denúncias não foram feitas de forma a explicitar um SUS-problema, mas um SUS-real. Reitera-se que o ciberespaço precisa ser devidamente apreendido enquanto lócus de investigação, pois ele é apropriado pelas pessoas para expressar suas opiniões e participar da vida cívica avaliando as políticas e os diversos componentes do sistema de serviços de saúde.
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