A graduação em medicina no Brasil ante os desafios da formação para a Atenção Primária à Saúde

Autores/as

Palabras clave:

Educação médica. Educação de graduação em medicina. Recursos humanos em saúde. Sistema Único de Saúde. Currículo.

Resumen

Este estudo objetivou identificar elementos da formação médica no Brasil, analisando a proximidade deles com os pressupostos da atuação profissional na Atenção Primária à Saúde e das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2014. Trata-se de estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualiquantitativa, operacionalizado em 2015 e 2016, por entrevistas  telefônicas e entrevistas in loco com coordenadores/diretores de cursos de graduação em medicina. Os resultados do  survey indicam inclinação para uma formação médica generalista, com ênfase na atenção primária, mas que pouco prepara  os alunos para o desenvolvimento de ações multiprofissionais. Nas entrevistas presenciais, foram relatadas fragilidades que  limitam o desenvolvimento de competências para atuação na atenção primária, como a resistência e o pouco preparo dos  docentes, as condições incipientes das unidades básicas, a rotatividade dos profissionais do serviço e a disputa dos cenários  entre instituições de ensino públicas e privadas. Os achados indicam o caminho que está sendo desenhado após a  implantação das novas diretrizes de medicina, sugerindo não apenas avanços, mas também desafios que precisam ser  superados, especialmente em prol do desenvolvimento de competências para o trabalho colaborativo em equipe.

Publicado

2023-06-11

Cómo citar

1.
Vieira S de P, Pierantoni CR, Magnago C, Ney MS, Miranda RG de. A graduação em medicina no Brasil ante os desafios da formação para a Atenção Primária à Saúde. Saúde debate [Internet]. 11 de junio de 2023 [citado 5 de febrero de 2025];42(especial 1 set):189-207. Disponible en: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/671