Sistema educacional inclusivo constitucional e o atendimento educacional especializado

Autores

Palavras-chave:

Educação. Inclusão educacional. Educação especial. Pessoas com deficiência. Direitos humanos.

Resumo

Este estudo versa sobre o direito constitucional a educação inclusiva. Com base em pesquisa bibliográfica, por meio de livros, leis, decretos, artigos e convenções internacionais, verificamos que o ordenamento jurídico constitucional brasileiro adotou o paradigma educacional da inclusão, que prevê a igualdade de condições para o acesso e permanência de todos os alunos no ensino regular. A análise da legislação pertinente ao tema mostrou que o sistema educacional inclusivo constitucional, no Brasil, não prevê a existência de ambientes segregados, nem salas especiais. Todos os alunos devem frequentar o ensino regular, sendo ofertado o Atendimento Educacional Especializado, de forma complementar e no turno inverso ao da escolarização, considerando as especificidades dos estudantes com deficiência, de modo a identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação desses alunos.

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

1.
Franco AM dos SL, Schutz GE. Sistema educacional inclusivo constitucional e o atendimento educacional especializado. Saúde debate [Internet]. 13º de dezembro de 2019 [citado 22º de dezembro de 2024];43(especial 4 dez):244-55. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3156