Contribuições de Paulo Freire para a melhoria da relação médico-paciente

Autores

  • Braulino Alexandre Carmes Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Charles Dalcanale Tesser Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) https://orcid.org/0000-0003-0650-8289
  • Luiz Roberto Agea Cutolo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Relações médico-paciente, Educação em saúde, Educação médica, Medicina de família e comunidade, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Uma ‘boa’ relação médico-paciente é fundamental para uma prática clínica efetiva no Sistema Único de Saúde. Pesquisas apontaram problemas de comunicação, assimetria de poder e desconsideração da situação existencial e da agenda dos usuários. Paulo Freire tratou de temas similares na educação, sendo menos aproveitado para ensino e prática da condução dos atendimentos médicos. O objetivo deste ensaio foi sintetizar contribuições das ideias freireanas para construção/melhoria da relação médico-paciente em contexto clínico ambulatorial. Metodologicamente, foi realizada uma análise de literatura articulando aspectos da relação médico-paciente e ideias de Freire. A análise consistiu de leitura e síntese livre de obras selecionadas sobre a relação clínica e das ideias contidas nos principais livros de Freire, consideradas pertinentes a essa temática (primeiro e segundo tópicos do artigo). Seguiu-se uma síntese das contribuições freireanas, organizadas em cinco temas: reforço ao desafio de desviar da objetificação do paciente; concepção emancipadora, crítica e participativa da relação médico-paciente e dos seus aspectos educativos; importância do mundo da vida dos pacientes; importância de abrir e manter o diálogo; ‘bem’ manejar as dinâmicas de poder. As ideias de freireanas continuam muito relevantes e contribuem para o ensino e a melhoria da prática clínica ambulatorial.

Publicado

2024-11-14

Como Citar

1.
Carmes BA, Tesser CD, Cutolo LRA. Contribuições de Paulo Freire para a melhoria da relação médico-paciente. Saúde debate [Internet]. 14º de novembro de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];48(142 jul-set):e8790. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8790