Percepção dos pais de crianças submetidas a procedimento cirúrgico eletivo: da descoberta ao tratamento cirúrgico
Palavras-chave:
Acesso aos serviços de saúde, Criança, Encaminhamento e consulta, Necessidades e demandas de serviços de saúde, Percepção do tempoResumo
Este estudo tem como objetivo descrever a percepção dos pais acerca da trajetória do paciente cirúrgico pediátrico desde o diagnóstico e indicação da cirurgia até sua realização e reconhecer fatores que levaram ao atraso no seu atendimento. Trata-se de estudo qualitativo, descritivo, que primeiramente identificou nos prontuários médicos as crianças encaminhadas em atraso para avaliação com o cirurgião e sorteou-se os responsáveis a serem entrevistados por ligação telefônica. Análise de dados de conteúdo, modalidade temática. Identificou-se 77/289 (26,6%) pacientes encaminhados em atraso. Três categorias temáticas foram elencadas: dificuldades encontradas; atendimento na atenção primária e da descoberta do problema à realização da cirurgia. Referente a espera para atendimento pelos especialistas, observa-se excesso de demanda frente a menor oferta de consultas. A qualidade do atendimento recebido na atenção básica foi bem avaliada e a empatia das equipes foi elogiada. Os familiares reconheceram que a espera pelo atendimento é considerada normal e dentro do esperado, e que mesmo sendo longa, quando não se trata de emergência, é considerada aceitável. Apesar de dificuldades iniciais todos tiveram as cirurgias realizadas e consideraram o atendimento recebido como de qualidade.
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