Do dilema preventivista ao dilema promocionista: retomando a contribuição de Sérgio Arouca

Autores

  • Rodrigo Prado da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Maria Ceci Misoczky Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Paulo Ricardo Zilio Abdala Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Medicina Preventiva, Dilema preventivista, Promoção da Saúde, Dilema promocionista

Resumo

O objetivo deste trabalho é retomar a categoria ‘dilema preventivista’, cunhada por Sérgio Arouca em sua tese de doutorado, escrita em 1975, para refletir sobre sua atualização. Na tese, Arouca buscou compreender como foram produzidas as regras da formação discursiva da medicina preventiva e as relações com instâncias não discursivas, estudando as articulações com o modo de produção capitalista. A análise dessas articulações possibilitou a Arouca evidenciar que a medicina preventiva não fugiu à contradição fundamental da medicina que transforma a saúde – um valor de uso – em valor de troca, através do cuidado médico. Portanto, a busca que se faz ao resgatar essa categoria se orienta para uma pergunta própria: como aconteceu a atualização do discurso da medicina preventiva para o da promoção da saúde? A categoria cunhada por Arouca permitiu evidenciar que a promoção da saúde não foge à contradição fundamental da medicina e, ao invés de ser uma inovação para o campo da saúde, é uma atualização do discurso preventivista, configurando, assim, o dilema promocionista.

Biografia do Autor

Rodrigo Prado da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFRGS)

Maria Ceci Misoczky, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Planejamento
Urbano e Regional pela Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Graduada em Medicina (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Paulo Ricardo Zilio Abdala, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-04-17

Como Citar

1.
da Costa RP, Misoczky MC, Abdala PRZ. Do dilema preventivista ao dilema promocionista: retomando a contribuição de Sérgio Arouca. Saúde debate [Internet]. 17º de abril de 2022 [citado 29º de março de 2024];42(119 out-dez):990-1001. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/543