A voz da comunidade no enfrentamento da Covid-19: proposições para redução das iniquidades em saúde

Autores

  • Hebert Luan Pereira Campos dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Fernanda Beatriz Melo Maciel Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Poliana Cardoso Martins Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Adriano Maia dos Santos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Nília Maria de Brito Lima Prado Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

Participação da comunidade. Capacidade de liderança e governança. Infecções por coronavirus. Participação da comunidade. Covid-19.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir o papel do engajamento comunitário, a ação dos movimentos sociais e da sociedade civil para o enfrentamento de emergências em saúde, especificamente, a pandemia da COVID-19. As questões norteadoras que balizaram a construção desse artigo são: qual o papel do engajamento comunitário no enfrentamento da COVID-19? O que o engajamento comunitário pode oferecer frente aos eventos de emergências globais em saúde? Qual a importância de impulsionar tais movimentos frente a uma pandemia? Quais ações têm sido desenvolvidas pela sociedade civil? Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico construído a partir da articulação de ideias dispersas na literatura científica e documentos técnico-operacionais sobre engajamento comunitário e ação dos movimentos sociais e a crise sanitária decorrente da COVID-19. Constata-se que a governança comunitária subsidiada pelo fortalecimento de canais de comunicação fomentados por instituições e influenciadores sociais pode contribuir para a ampliação do engajamento de coletivos organizados como retórica e prática ético-política comprometida com a cidadania. No Brasil observa-se que o mecanismo necropolítico que opera as políticas de enfretamento contrapõe as ações e capacidade de resposta das populações, nesse sentido, a voz da comunidade através da ação dos movimentos sociais e sociedade tem se mobilizado para diminuir iniquidades.

Downloads

Publicado

2022-06-06

Como Citar

1.
Santos HLPC dos, Maciel FBM, Martins PC, Santos AM dos, Prado NM de BL. A voz da comunidade no enfrentamento da Covid-19: proposições para redução das iniquidades em saúde. Saúde debate [Internet]. 6º de junho de 2022 [citado 26º de abril de 2024];45(130 jul-set):763-77. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/4687