Necessidades em(de) saúde: conceitos, implicações e desafios para o Sistema Único de Saúde

Autores

  • Leonardo Carnut Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
  • Camila Biancchi Ferraz Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde. Financiamento da assistência à saúde. Direito à saúde. Política de saúde. Equidade na alocação de recursos.

Resumo

Este estudo revisou sistematicamente a literatura sobre ‘necessidades em(de) saúde’. Tratou-se de uma revisão integrativa utilizando o portal Bireme. Português e espanhol foram os idiomas utilizados e recuperou-se apenas os textos completos e com foco específico no SUS. Totalizou-se 17 artigos incluídos, dos quais 88,8% estavam indexados na base LILACS. Há uma variada forma de apropriação das ‘necessidade em(de) saúde’ e que, por ser um conceito muito amplo, os autores não delimitam bem sua definição, direcionando-o a três núcleos de sentido: ‘direito social constituído’, ‘conjunto articulado da efetividade dos direitos sociais’ e ‘ajuste entre as condições de vida e trabalho com a diversidade inerente às coletividades’. Em relação às implicações para o SUS apresentaram-se diversos destes que puderam ser compilados em 7 blocos: ‘capitalismo e sua crise’, ‘financiamento’, ‘características da formação social brasileira’, ‘problemas da gestão pública na saúde’, ‘mescla público-privado’, ‘problemas terminológicos’ e ‘escassez de recursos’. E por fim os principais desafios da aplicação em necessidades no SUS transitam entre o simbólico, o crítico político, a coerência entre financiamento-princípios, o Estado, a política macroeconômica, a gestão e as ações locais. Investir na superação dos desafios elencados pode ser um guia na efetivação das necessidades como centro da ação sanitária.

Downloads

Publicado

2022-06-05

Como Citar

1.
Carnut L, Ferraz CB. Necessidades em(de) saúde: conceitos, implicações e desafios para o Sistema Único de Saúde. Saúde debate [Internet]. 5º de junho de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];45(129 abr-jun):451-66. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3898