Experiência formativa com uso do portfólio eletrônico como metodologia de ensino-aprendizagem

Autores

  • Taís Gabriele Alves da Silva Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0009-0000-0902-8753
  • Isabella Silva de Almeida Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Departamento de Medicina Preventiva – São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0929-8299
  • Denise Lins de Sousa Ministério da Saúde (MS), CoordenadoriaGeral de Fomento à Pesquisa em Saúde (CGFPS) – Brasília, DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6140-694X

Palavras-chave:

Gestão em saúde, Tecnologia aplicada à Assistência à Saúde, Tecnologia educacional

Resumo

O Programa de Qualificação em Atenção Primária tem como objetivo fortalecer a Atenção Primária à Saúde no Distrito Federal, desenvolvendo ações de saúde proativas a partir da perspectiva de trabalhadores, gestores e representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde. Em 2022, foi iniciado o Curso de Especialização em Gestão da Saúde da Família, em que se utilizou o portfólio eletrônico (e- -Portfólio) como uma metodologia proativa, reflexiva e dialógica. Dentro de cada módulo, foram propostas intervenções para lidar com desafios cotidianos. A construção do e-Portfólio resultou em seis intervenções enfocadas na gestão da Estratégia Saúde da Família e alinhadas à qualificação do atendimento aos usuários. O uso desse recurso tecnológico gerou resultados positivos não apenas para a gestão, mas também para os funcionários, usuários e a comunidade. Além disso, facilitou o processo de feedback na jornada formativa, com a possibilidade de construção compartilhada, em que o professor-tutor acompanha a escrita, as reflexões, engaja-se com conteúdo teórico de apoio, aprimorando o processo de aprendizado e as mudanças nas práticas diárias.

Publicado

2024-11-19

Como Citar

1.
Silva TGA da, Almeida IS de, Sousa DL de. Experiência formativa com uso do portfólio eletrônico como metodologia de ensino-aprendizagem. Saúde debate [Internet]. 19º de novembro de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];48(especial 2 out). Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8762