Produção científica sobre docência em saúde no Brasil
Palavras-chave:
Docentes. Educação superior. Pessoal de saúde. Capacitação profissional. Recursos humanos em saúde.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a produção científica sobre docência em saúde no Brasil, visando identificar os principais temas de investigação, abordagens e as possíveis lacunas do conhecimento. Realizou-se um estudo de síntese a partir de artigos publicados sobre a temática. Foram considerados estudos nacionais, com texto em qualquer língua, publicados até o ano de 2017 no Scielo e Lilacs. Foram analisados, na íntegra, 99 estudos, identificando pontos de convergência entre os assuntos tratados, sendo extraídas/definidas as seguintes categorias: Prática docente; Formação docente; Perfil docente; Identidade docente; Trajetória docente e Saúde do docente. Os anos que tiveram maior concentração de publicações foram 2011 e 2016 com 13,13%, respectivamente e 2017 (11,11%). A distribuição quantitativa por tipo de estudo demonstra que 71,8% tem base empírica. A região Sudeste foi a que apresentou maior concentração (55,55%), seguida da região Sul (18,18%) e região Nordeste com 17,17%. No que se refere às categorias temáticas, houve predominância da Prática docente com (36,3%) dos estudos, seguindo de Formação docente (31,3%) e Saúde do docente (18,2%). A temática da docência em saúde apresenta inúmeras lacunas, reafirmando a necessidade de investimentos em pesquisas que tragam soluções para os desafios da educação na saúde na contemporaneidade.
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