Construção pedagógica de um curso de especialização para gestores da APS sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde

Autores/as

  • Ana Silvia Pavani Lemos Fundação Oswaldo Cruz Brasilia (Fiocruz) - Rio de Janeiro (RJ), Brasil.
  • Evelyn de Britto Dutra Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7232-1925
  • Luciana Sepúlveda Köptcke Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF-Brasília), Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde (NEHS-Jacarandá) – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7079-6575
  • Aline Guio Cavaca Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF-Brasília), Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde (NEHS-Jacarandá) – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7314-584X
  • Missifany Silveira 1 Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF-Brasília), Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde (NEHS-Jacarandá) – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8307-6083
  • Kellen Cristina da Silva Gasque Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE-UNA-SUS) – Brasília (DF), Brasil.
  • Rafael de Souza Petersen Escola de Governo Fiocruz Brasília (EGF-Brasília), Núcleo de Educação e Humanidades em Saúde (NEHS-Jacarandá) – Brasília (DF), Brasil.

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Gestão em saúde, Educação continuada, Universidades, Educação a distância, Ensino

Resumen

O presente artigo objetivou descrever a experiência da construção do curso de especialização para gestores da Estratégia Saúde da Família enquanto papel inovador para uma Atenção Primária à Saúde (APS) de qualidade e resolutiva no Distrito Federal. A metodologia orientou-se pelas seguintes etapas: mapeamento de normativas educacionais e de saúde no contexto do governo do Distrito Federal; revisão da literatura sobre o trabalho e as competências gerenciais na APS; e observação in loco das discussões realizadas em eventos da gestão da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Os resultados identificaram as competências e as temáticas a serem trabalhadas durante o curso de especialização a partir da realidade de trabalho desses gestores nos territórios. Com base nos achados, elaborou-se o percurso pedagógico do curso, tendo como base os pressupostos da Educação Permanente em Saúde, articulados ao referencial da ergoformação, às diretrizes da educação a distância na saúde e às bases normativas da APS.

Publicado

2024-11-19

Cómo citar

1.
Silvia Pavani Lemos A, de Britto Dutra E, Sepúlveda Köptcke L, Guio Cavaca A, Silveira M, da Silva Gasque KC, et al. Construção pedagógica de um curso de especialização para gestores da APS sob a perspectiva da Educação Permanente em Saúde. Saúde debate [Internet]. 19 de noviembre de 2024 [citado 21 de noviembre de 2024];48(especial 2 out). Disponible en: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8909