Expansão e privatização dos cursos de medicina e a integração ensino-serviço: o caso do estado de Pernambuco

Autores/as

Palabras clave:

Serviços de integração docente-assistencial. Educação médica. Universidades. Privatização.

Resumen

A investigação problematizou os desafios decorrentes da expansão dos cursos de medicina públicos e privados no estado de Pernambuco, considerando os pressupostos da integração ensino-serviço no âmbito da rede especializada de saúde. O estudo é descritivo e exploratório, tipo estudo de caso, com utilização de técnicas combinando abordagens de pesquisa quantitativa e qualitativa. O processo de privatização no estado ocorreu mais lentamente do que no País. No ano 2000, existiam tão somente 290 vagas em duas instituições públicas. Em apenas duas décadas, atinge-se o total de 1.350 vagas, estando 1.130 delas localizadas no setor privado. Assim, à intencionalidade do setor público de ordenar a presença crescente do setor privado no ensino médico não tem correspondido a disponibilidade de decisões políticas respeitantes à integração ensino-serviço, constituindo-se a não implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) um caso paradigmático.

Publicado

2023-05-28

Cómo citar

1.
Morais HMM de, Sá RGR de, Albuquerque M do SV de, Oliveira RS de. Expansão e privatização dos cursos de medicina e a integração ensino-serviço: o caso do estado de Pernambuco. Saúde debate [Internet]. 28 de mayo de 2023 [citado 23 de diciembre de 2024];47(137 abr-jun):182-95. Disponible en: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8051

Número

Sección

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