A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania: a experiência de construção da participação em um ambiente escolar

Autores

  • Camila Giugliani Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-2652-5214
  • Katia Teresa Cesa Movimento pela Saúde dos Povos (MSP)
  • Eliane Maria Teixeira Leite Flores Movimento pela Saúde dos Povos (MSP)
  • Vânia Roseli de Mello Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) https://orcid.org/0000-0003-4801-624X
  • Patrícia Genro Robinson Escola de Saúde Pública (ESP)

Palavras-chave:

Participação social. Promoção da saúde. Saúde ambiental. Estratégia Saúde da Família.

Resumo

O presente artigo tem como foco o desenvolvimento da intervenção construída no âmbito da pesquisa do Movimento pela Saúde dos Povos ‘Engajamento da Sociedade Civil para a Saúde para Todos’ em uma escola estadual em Porto Alegre, RS. Por meio da experiência descrita, objetivamos discutir sobre as possibilidades de protagonismo do espaço escolar e dos jovens na participação social em saúde. A primeira fase da pesquisa foi baseada em entrevistas com atores chaves, analisadas seguindo o referencial da análise de conteúdo. A segunda fase, objeto deste artigo, foi o desenvolvimento de uma intervenção direcionada à população jovem, no ambiente escolar, unindo vários segmentos: escola, Unidade de Saúde da Família, conselho de saúde, movimento social e universidade. A intervenção, guiada pelo referencial da sistematização de experiências, é, em si, resultado da pesquisa. A descrição inicia pela visita à horta comunitária e continua com as oficinas de permacultura, compostagem e plantio, sal temperado, Qigong e argila, teatro, entre outras vivências. Esse conjunto de ações possibilitou a potencialização da escola como espaço democrático convidativo para os jovens, demonstrando a sua importância no exercício da participação social, além de fortalecer a interface entre saúde e educação.  

Publicado

2022-07-04

Como Citar

1.
Giugliani C, Cesa KT, Flores EMTL, Mello VR de, Robinson PG. A escola como espaço de participação social e promoção da cidadania: a experiência de construção da participação em um ambiente escolar . Saúde debate [Internet]. 4º de julho de 2022 [citado 28º de março de 2024];44(44 especial 1 jan):64-78. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/2985