Dimensão técnico-pedagógica na atuação dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e da Atenção Básica

Autores

Palavras-chave:

Atenção primária à saúde, Saúde da família, Pessoal de saúde, Educação continuada, Capacitação de recursos humanos em saúde

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a atuação dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e da Atenção Básica (Nasf-AB) na perspectiva da dimensão técnico-pedagógica, a partir dos níveis contextuais definidos por Hinds, Chaves e Cypress. Desenvolvido de 2016 a 2017, trata-se de estudo de casos múltiplos, realizado em três municípios pertencentes à macrorregião de saúde de Sobral, Ceará, Brasil. Teve como fontes de informação dados documentais (relatórios de planejamento de atividades e registros fotográficos), observação do processo de trabalho do Nasf, seguindo roteiro estruturado, e seis grupos focais com equipes de Saúde da Família (eSF) e Nasf. Verificou-se a necessidade de reorganização da
gestão do trabalho das equipes, a fim de superar desafios como comunicação e reconhecimento dos seus papéis, de forma a melhorar a operacionalização das ações, objetivando fortalecer a integração e avançar na construção de políticas e serviços resolutivos e de qualidade.

Publicado

2023-12-03

Como Citar

1.
Silva LCC da, Dias MS de A, Parente JRF, Vasconcelos MIO, Brito M da CC, Forte FDS. Dimensão técnico-pedagógica na atuação dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família e da Atenção Básica. Saúde debate [Internet]. 3º de dezembro de 2023 [citado 21º de outubro de 2024];47(139):893-904. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8062

Edição

Seção

Artigo Original