Reflexões: a construção do plano de Educação Permanente em Saúde em Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Educação continuada. Serviços de integração docente-assistencial. Sistema Único de Saúde.Resumo
A educação permanente em saúde é um dispositivo potente para transformação das práticas de trabalho, bem como é uma estratégia inclusiva por considerar os mais diversos atores como protagonistas de seu cotidiano. Este trabalho se propõe a relatar a experiência do Estado de Mato Grosso do Sul, no processo de elaboração do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde/PEEPS para o quadriênio 2019-2022, utilizando o planejamento ascendente, descentralizado e participativo com os municípios. Desenvolve o trabalho através do método de delineamento exploratório-descritivo à partir de 3 (três) formatos: análise interpretativa, do tipo documental, onde foram consultadas atas da CIES; participação em reuniões ordinárias da CIES, e vivências em algumas oficinas de micro e macrorregionais durante o processo de execução do PEEPS. Os resultados obtidos foram considerados relevantes para os atores envolvidos. Quais sejam: Levantamento de questões-problemas dos processos de trabalho no cuidado à saúde com proposição de ações de educação permanente para melhoria na resolutividade dos serviços de saúde prestados à população. A experiência relatada permitiu promover o fortalecimento da Política de Educação Permanente em Saúde, por meio da qualificação dos profissionais com diferentes inserções no SUS, apostando na construção do novo, em relações horizontalizadas.
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