Educomunicação e saúde coletiva no Brasil: uma revisão de escopo

Autores

  • Aline Guio Cavaca Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (Fiocruz Brasília) – Brasília (DF), Brasil.
  • Isabella Moura de Oliveira Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (Fiocruz Brasília) – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0009-0001-0542-6073
  • Tatiany Volker 1 Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (Fiocruz Brasília) – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0009-0003-4841-0084
  • Flávia Tavares Silva Elias Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (Fiocruz Brasília) – Brasília (DF), Brasil.
  • Luciana Sepúlveda Köptcke Fundação Oswaldo Cruz em Brasília (Fiocruz Brasília) – Brasília (DF), Brasil.
  • Claudemir Edson Viana Universidade de São Paulo (USP), Escola de Comunicações e Artes (ECA) – São Paulo (SP), Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7790-3230

Palavras-chave:

Saúde pública, Comunicação em saúde, Educação em saúde, Sistema Único de Saúde, Educomunicação

Resumo

O artigo objetivou mapear e analisar as evidências disponíveis sobre educomunicação e saúde, a fim de discutir possibilidades de desenvolvimento dessa potencialidade dialógica na saúde coletiva, nos cenários do SUS. Trata-se de revisão de escopo conduzida segundo Joanna Briggs Institute e checklist PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases BVS; Redalyc; Google Acadêmico; Web of Science; Scopus; Pubmed e Oasisbr. Na elegibilidade foi usada a ferramenta Rayyan e incluídos artigos completos, em inglês, português e espanhol, que se dedicaram ao estudo de contextos brasileiros. Foram analisados 28 estudos que abordavam a intersecção da educomunicação e a saúde coletiva brasileira, publicados entre os anos de 2009 e 2023, que se estabeleciam por meio de protagonismo dos sujeitos, a partir da construção de diversos tipos de materiais, como cordéis, jogos educativos, pinturas, teatros, além da abordagem de diversos temas de saúde pública, como infecções sexualmente transmissíveis, câncer de mama, promoção de saúde bucal e mental, educação ambiental. Observou-se uma relação promissora entre educomunicação e saúde coletiva no Brasil, de modo que se evidenciaram as possibilidades de desenvolvimento dessa potencialidade dialógica entre os campos de educação e comunicação nos cenários de práticas da prevenção e da promoção de saúde no SUS.

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Publicado

2025-06-12

Como Citar

1.
Guio Cavaca A, Moura de Oliveira I, Volker Boldrini T, Tavares Silva Elias F, Sepúlveda Köptcke L, Viana CE. Educomunicação e saúde coletiva no Brasil: uma revisão de escopo. Saúde debate [Internet]. 12º de junho de 2025 [citado 11º de julho de 2025];49(145). Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/9908

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