Educomunicação e saúde coletiva no Brasil: uma revisão de escopo
Palavras-chave:
Saúde pública, Comunicação em saúde, Educação em saúde, Sistema Único de Saúde, EducomunicaçãoResumo
O artigo objetivou mapear e analisar as evidências disponíveis sobre educomunicação e saúde, a fim de discutir possibilidades de desenvolvimento dessa potencialidade dialógica na saúde coletiva, nos cenários do SUS. Trata-se de revisão de escopo conduzida segundo Joanna Briggs Institute e checklist PRISMA-ScR. As buscas foram realizadas nas bases BVS; Redalyc; Google Acadêmico; Web of Science; Scopus; Pubmed e Oasisbr. Na elegibilidade foi usada a ferramenta Rayyan e incluídos artigos completos, em inglês, português e espanhol, que se dedicaram ao estudo de contextos brasileiros. Foram analisados 28 estudos que abordavam a intersecção da educomunicação e a saúde coletiva brasileira, publicados entre os anos de 2009 e 2023, que se estabeleciam por meio de protagonismo dos sujeitos, a partir da construção de diversos tipos de materiais, como cordéis, jogos educativos, pinturas, teatros, além da abordagem de diversos temas de saúde pública, como infecções sexualmente transmissíveis, câncer de mama, promoção de saúde bucal e mental, educação ambiental. Observou-se uma relação promissora entre educomunicação e saúde coletiva no Brasil, de modo que se evidenciaram as possibilidades de desenvolvimento dessa potencialidade dialógica entre os campos de educação e comunicação nos cenários de práticas da prevenção e da promoção de saúde no SUS.
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