Perfis profissionais e práticas educativas de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde

Autores

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação em saúde bucal, Atenção Primária à Saúde

Resumo

Na saúde bucal, ações educativas ainda se fundamentam na transmissão de conhecimentos, com pouco diálogo com a população. Estudo transversal, descritivo e exploratório, com abordagem qualitativa. Objetivou-se analisar práticas educativas inseridas no modelo tradicional e dialógico de educação em saúde, identificando motivações e desafios dos dentistas na realização de ações efetivamente dialógicas, críticas e reflexivas. Realizaram-se entrevistas com 39 cirurgiões-dentistas de Fortaleza-CE, os dados submetidos à Análise de Conteúdo, identificando três perfis profissionais: dentista passivo, esforçado e empoderado. No passivo, a educação para adolescentes, a troca de benefícios e a valorização do atendimento
clínico foram dificuldades citadas que remetem à culpabilização da população, sem fatores motivadores. A culpabilização também emergiu nos esforçados, com o desinteresse da população, sendo apresentado como motivadores a intersetorialidade, a melhoria da saúde da população e a motivação pessoal. Já os empoderados evidenciaram como desafios a vulnerabilidade e a falta de comprometimento profissional, sendo motivados por ações interprofissionais. A gestão e a pandemia da Covid-19 foram dificuldades comuns, sendo evidenciada a importância da educação permanente, que ainda possui pouco incentivo na difusão de abordagens educativas problematizadoras, além da necessidade de potencializar estratégias de motivação profissional no desenvolvimento dessas práticas.

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

1.
AMARANTE L, Nuto S, Soares Forte FD, Antero Sousa Machado M de F, Andrade Maia L. Perfis profissionais e práticas educativas de saúde bucal na Atenção Primária à Saúde. Saúde debate [Internet]. 3º de abril de 2024 [citado 18º de maio de 2024];48(140):e8535. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8535

Edição

Seção

Artigo Original