Especialização em Educação Popular em Saúde na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Fiocruz: uma análise sob a ótica dos próprios educandos

Autores

  • Andressa Cavalcante Paz e Silva Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica) – Anápolis (GO), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1065-2614
  • Sonha Maria Coelho de Aquino Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE) – Fortaleza (CE), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2166-9454
  • Heide Barbosa dos Santos Secretaria Municipal de Saúde de Jussara (SMSJ) – Jussara (GO), Brasil.

Palavras-chave:

Educação, Saúde pública, Sistema Único de Saúde, Ensino

Resumo

Este estudo objetivou compreender a experiência do curso de Especialização em Educação Popular em Saúde na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob a ótica dos educandos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas feitas com estudantes do curso (n = 20). Os dados foram interpretados pela análise de conteúdo temática de Bardin. Os resultados compuseram três categorias temáticas: a Pedagogia da Formação, que apresenta a compreensão das estratégias formativas e metodológicas do curso; a Pedagogia do Encontro, que traz as potências que se fizeram no encontro entre as diversidades; a Pedagogia do Movimento, que levanta as implicações do curso para a transformação pessoal e profissional dos participantes. A formação
apresentou-se como um potente instrumento de transformação de perspectivas e de práticas, em que o encontro atuou como via de articulação política e de cuidado à saúde.

Downloads

Publicado

2024-04-03

Como Citar

1.
Cavalcante Paz e Silva A, Maria Coelho de Aquino S, Barbosa dos Santos H. Especialização em Educação Popular em Saúde na Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Fiocruz: uma análise sob a ótica dos próprios educandos. Saúde debate [Internet]. 3º de abril de 2024 [citado 18º de maio de 2024];48(140). Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/8489

Edição

Seção

Artigo Original