Estudo comparativo entre empresa farmacêutica global e instituição pública de produção e inovação em saúde

Autores

Palavras-chave:

Acesso a medicamentos essenciais e tecnologias em saúde. Avaliação da tecnologia biomédica. Sistema Único de Saúde. Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Resumo

O cenário tecnológico no campo da saúde é um fato alarmante, mormente no contexto provocado pela  Covid-19. Nessa conjuntura, a Fundação Oswaldo  Cruz, por meio da Unidade de Bio-Manguinhos, e o  Butantan foram protagonistas para o acesso universal, dialogando com estratégicas internacionais. No  adensamento da discussão estratégica para  Instituições Públicas de Produção e Inovação em  Saúde (Ippis), o uso de diretrizes da Avaliação de  Tecnologias em Saúde destaca-se como via de  mudança paradigmática para a introdução de tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS)  alinhada à visão de inovação de futuro em saúde  consonante às demandas nacionais. Este artigo,  desenvolvido metodologicamente mediante  pesquisas descritiva qualitativa, bibliográfica,  documental e trabalho de campo, buscou traçar simetrias e assimetrias baseado nas experiências  coletadas em empresa farmacêutica global e  instituição de referência nacional pública do campo  de incorporação tecnológica em saúde. Como  resultados, são explicitados pontos-chave para o  fortalecimento técnico e político do Complexo  Econômico-Industrial da Saúde, por meio da revisão  organizacional das Ippis quanto a aspectos de  inovação e de gestão, culminado na promoção de  melhorias na Política de ciência, tecnologia e inovação em resposta ao desafio da sustentabilidade,  efetividade e acesso no SUS. 

Publicado

2023-08-18

Como Citar

1.
Rocha KCR da, Gadelha CAG. Estudo comparativo entre empresa farmacêutica global e instituição pública de produção e inovação em saúde. Saúde debate [Internet]. 18º de agosto de 2023 [citado 21º de junho de 2024];47(138 jul-set):393-40. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/7286

Edição

Seção

Artigo Original