Educação Permanente em Saúde nos Centros de Atenção Psicossocial: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Mússio Pirajá Mattos Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
  • Hudson Manoel Nogueira Campos Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
  • Daiene Rosa Gomes Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob)
  • Lorena Ferreira Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Raquel Baroni de Carvalho Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Carolina Dutra Degli Esposti Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Palavras-chave:

Educação permanente. Políticas públicas de saúde. Capacitação de recursos humanos em saúde. Saúde mental. Serviços de saúde mental.

Resumo

Este estudo objetivou compreender a apropriação da Educação Permanente em Saúde (EPS) pelos profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Brasil e as iniciativas desenvolvidas no país através de uma revisão integrativa de literatura. Buscaram-se textos publicados em português, inglês e espanhol sobre a EPS nos CAPS no Brasil, entre 2009 a 2019, que abordassem o conceito de EPS; cujos objetivos se referiam a iniciativas de EPS desenvolvidas na CAPS; e sobre as percepções quanto à mudança da prática profissional a partir dessas iniciativas. Foram selecionados 29 estudos. A análise de conteúdo temática identificou quatro categorias empíricas: concepções de EPS nos CAPS; Produção do cuidado e a aproximação com a EPS nos CAPS; Fatores intervenientes e características da EPS nos CAPS e Fatores facilitadores e dispositivos de EPS nos CAPS. Observou-se que a compreensão de EPS por profissionais e gestores aproxima-se do conceito de Educação Continuada. As ações de formação desenvolvidas ainda são pontuais e estão distantes das transformações desejadas no âmbito da saúde. Considera-se necessário fortalecer a relação entre profissionais, gestores, comunidade e instituições de ensino para que essa política se torne eficaz no modelo de atenção psicossocial.

Downloads

Publicado

2022-06-05

Como Citar

1.
Mattos MP, Campos HMN, Gomes DR, Ferreira L, Carvalho RB de, Esposti CDD. Educação Permanente em Saúde nos Centros de Atenção Psicossocial: revisão integrativa da literatura. Saúde debate [Internet]. 5º de junho de 2022 [citado 22º de outubro de 2024];44(127 out-dez):1277-99. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/3474