Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa

Autores

  • Iraneide Etelvina Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) – Porto Grande (AP), Brasil https://orcid.org/0000-0002-0350-8649
  • Julia Aparecida Devide Nogueira Universidade de Brasília (UnB). Faculdade de Educação Física – Brasília (DF), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0318-1973
  • Dais Gonçalves Rocha Universidade de Brasília (UnB). Faculdade de Ciências da Saúde – Brasília (DF), Brasil https://orcid.org/0000-0003-1103-5930

Palavras-chave:

Serviços de saúde escolar. Prevenção de doenças. Promoção da Saúde.

Resumo

Esta revisão reflete sobre a fundamentação e os eixos do Programa Saúde na Escola(PSE) e sua articulação com as concepções de Promoção da Saúde (PS). A revisão integrativa permite combinar estudos com diferentes abordagens metodológicas e foi realizada nas bases científicas nacionais. Os 38 artigos selecionados foram agrupados e analisados consoante os eixos de ação presentes na normativa do PSE. Aspectos conceituais e metodológicos adotados na concepção e na operacionalização dos estudos e da PS foram analisados criticamente. Referenciais de PS na diretriz do programa e na maior parte dos estudos se misturam ao modelo preventivista, centrado em ações fragmentadas e individualizadas. Pesquisas sobre o PSE devem aproximar teoria e prática, fortalecendo princípios como integralidade (do saber, do sujeito e do cuidado), intersetorialidade (metodológica e prática) e participação social, e reconhecer os determinantes sociais da saúde.

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Publicado

2022-04-02

Como Citar

1.
Lopes IE, Nogueira JAD, Rocha DG. Eixos de ação do Programa Saúde na Escola e Promoção da Saúde: revisão integrativa. Saúde debate [Internet]. 2º de abril de 2022 [citado 28º de março de 2024];42(118 jul-set):773-89. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/333