Modelização do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade em um município baiano

Autores

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde. Política de saúde. Avaliação em saúde. Avaliação da qualidade dos cuidados de saúde. Programas nacionais de saúde.

Resumo

O Programa Nacional de melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) é uma iniciativa importante para o fortalecimento da Atenção primária à saúde no país, na perspectiva de melhoria e mudança do modelo de atenção à saúde em consonância com os princípios orientadores da Reforma Sanitária Brasileira. Este artigo objetivou analisar e explicitar por meio de um modelo lógico-operacional, o Programa Nacional de melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) em um município do sudoeste da Bahia. Para tanto, foi realizado um estudo avaliativo de caso único no município investigado. A produção de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas, que objetivavam extrair dos gestores da atenção básica e profissionais de duas unidades de Saúde da Família os relatos sobre suas experiências com a implementação de ações vinculadas ao PMAQ-AB. Foi possível descrever o contexto da implementação do programa no município, identificar os objetivos do PMAQ-AB e as ações desenvolvidos pelas equipes e a percepção dos atores quanto aos principais resultados alcançados no município caso, bem como verificar a coerência no nível local em comparação com as recomendações nacionais. propondo-se um modelo de análise útil para os gestores do Programa.

Downloads

Publicado

2022-06-29

Como Citar

1.
Lemos LMA, Prado NM de BL, Medina MG. Modelização do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade em um município baiano. Saúde debate [Internet]. 29º de junho de 2022 [citado 12º de agosto de 2022];44(125 abr-jun):297-309. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/2786

Edição

Seção

Artigo Original