Implantação da acreditação pedagógica de cursos lato sensu em Saúde Pública no Brasil: desafios e perspectivas

Autores

  • Catharina Matos Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Isabela Cardoso de Matos Pinto Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Tania Celeste de Matos Nunes Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Palavras-chave:

Acreditação pedagógica. Lato sensu. Sistema Único de Saúde.

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar a implantação da acreditação pedagógica no Brasil, no período de 2014 a 2018. Realizou-se análise documental para produção dos dados, a partir dos relatórios elaborados no período, buscando identificar os principais problemas referentes a essa implantação na dimensão da gestão mais ampla e quanto aos processos de acreditação. Os resultados apontaram problemas de várias ordens e efeitos positivos para o processo, para os atores institucionais e para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados mostram que há problemas de ordem gerencial, pedagógica e de infraestrutura, entretanto as acreditações produziram efeitos positivos para as escolas, para os trabalhadores e para o SUS.

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Publicado

2019-08-20

Como Citar

1.
Matos C, Pinto IC de M, Nunes TC de M. Implantação da acreditação pedagógica de cursos lato sensu em Saúde Pública no Brasil: desafios e perspectivas. Saúde debate [Internet]. 20º de agosto de 2019 [citado 14º de março de 2025];43(especial 1 ago):4-49. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/1809