Avaliação da cobertura e completitude de variáveis de Sistemas de Informação sobre orçamentos públicos em saúde

Autores

  • Marciana Feliciano Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Aggeu Magalhães (IAM) – Recife (PE), Brasil.
  • Simara Lopes Damázio Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico de Vitória (CAV) – Recife (PE), Brasil.
  • Katia Rejane de Medeiros Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Instituto Aggeu Magalhães (IAM) – Recife (PE), Brasil.
  • Fabio Lima Alencar Prefeitura do Recife (PCR) – Recife (PE), Brasil.
  • Adriana Falangola Benjamin Bezerra Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Recife (PE), Brasil.

Palavras-chave:

Sistemas de Informação. Orçamentos. Indicadores. Base de dados.

Resumo

Esse artigo avalia a qualidade dos sistemas de informação Finanças do Brasil (FINBRA) e do Sistema de Informação de Orçamento Público em Saúde (SIOPS), nas dimensões de cobertura e completitude para os municípios do Brasil, entre 2004 e 2012, considerando algumas variáveis fiscais e de investimento em saúde. O FINBRA e o SIOPS apresentaram excelente cobertura e a completitude variou de excelente a regular. O SIOPS teve melhor desempenho para as duas dimensões. A variável de pior desempenho foi a Despesa Atenção Básica, tanto para a dimensão de cobertura como para completitude e para a maioria dos anos da série. Conclui-se que os dois sistemas de informação apresentaram qualidade satisfatória, o que deve estimular os gestores a utilizarem essas informações para a tomada de decisão. Além do respeito ao pilar da transparência na garantia do exercício dos direitos dos cidadãos.

Publicado

2022-04-28

Como Citar

1.
Feliciano M, Damázio SL, Medeiros KR de, Alencar FL, Bezerra AFB. Avaliação da cobertura e completitude de variáveis de Sistemas de Informação sobre orçamentos públicos em saúde. Saúde debate [Internet]. 28º de abril de 2022 [citado 19º de abril de 2024];43(121 abr-jun):341-53. Disponível em: https://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/1075

Edição

Seção

Artigo Original