CHAMADA DE ARTIGOS PARA NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA SAÚDE EM DEBATE 'O FUTURO DOS SISTEMAS UNIVERSAIS DE SAÚDE: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E SUSTENTABILIDADE'

27-03-2019

Esta chamada é destinada a compor um número especial da revista Saúde em Debate dedicado ao tema O futuro dos sistemas universais de saúde: perspectivas, desafios e sustentabilidade, no âmbito nacional e internacional. Os estudos de prospecção têm sido cada dia mais úteis para o campo das políticas públicas e, nesse caso, são importantes considerando o cenário de transformações sociais, políticas e econômicas que têm determinado alterações significativas no capitalismo e nos modelos de Estado.

O impacto sobre os sistemas de saúde ocasionado pelas mudanças no perfil demográfico e epidemiológico das populações em todo o mundo, desafiam sobretudo aqueles sistemas assentados sob a base democrática das políticas universais, tanto em sua capacidade de responder às demandas e necessidades dos dias de hoje, quanto na sua necessária sustentabilidade no futuro.

O Cebes vem realizando esse debate com grande preocupação quanto ao Sistema Único de Saúde do Brasil especialmente observando o que vem ocorrendo com sistemas bem mais consolidados em Estados com democracias consolidadas. Dessa forma, esta chamada tem sua origem a partir da convergência de interesses do Cebes e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que realizou o Seminário “O futuro dos Sistemas Universais de Saúde”, em abril de 2018. Nosso interesse comum é aprofundar as reflexões, prospecções, análises e debates sobre as perspectivas e sustentabilidade dos sistemas universais.

Para este número aceitam-se trabalhos inéditos resultantes de pesquisas individuais ou de grupos nacionais e/ou internacionais, no formato de artigos originais; revisões sistemáticas; relatos de experiência; artigos de opinião; ensaios e depoimentos.

A submissão do artigo deve ser feita, exclusivamente, na página da revista Saúde em Debate, seguindo as diretrizes para autores disponíveis no endereço  http://revista.saudeemdebate.org.br/

No formulário de cadastro do artigo, em “Comentários para o editor”, informar que o mesmo está sendo submetido para esta chamada.

O prazo de submissão dos artigos se encerra em 30 de abril de 2019.

Cordialmente,

Comitê Editorial.