Prevenção de transtornos alimentares e obesidade: relato de experiência da implementação do programa New Moves

  • Karin Louise Lenz Dunker Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil.
  • Marle dos Santos Alvarenga Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo (SP), Brasil.
  • Angélica Medeiros Claudino Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – São Paulo (SP), Brasil.
Palavras-chave: Adolescente. Obesidade. Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos. Entrevista motivacional. Saúde pública.

Resumo

O objetivo deste relato foi refletir sobre a adaptação, sobre as dificuldades e sobre as potencialidades de implementação do programa de prevenção conjunta de obesidade e transtornos alimentares New Moves para meninas de escolas públicas de São Paulo (SP). A versão brasileira do programa tem como potencialidades utilizar técnicas comportamentais efetivas, como a teoria sociocognitiva e a entrevista motivacional, e apresentar um conteúdo que aborda fatores comuns à obesidade e aos transtornos alimentares, o qual pode ser aplicado considerando-se as dificuldades quanto à adaptação e implementação apresentadas no estudo.

Publicado
2018-03-31
Como Citar
Dunker, K. L., Alvarenga, M., & Claudino, A. (2018). Prevenção de transtornos alimentares e obesidade: relato de experiência da implementação do programa New Moves. Saúde Em Debate, 42(116), 331-342. Recuperado de http://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/821
Seção
Relato de Experiência