Cultura organizacional na área da saúde: um estudo bibliométrico

  • Pedro Henrique Fonseca Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Administração – Curitiba (PR), Brasil.
  • Ingrid Margareth Voth Lowen Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Curitiba (PR), Brasil.
  • Mariane Lemos Lourenço Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Administração – Curitiba (PR), Brasil.
  • Aida Maris Peres Universidade Federal do Paraná (UFPR), Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Curitiba (PR), Brasil.
Palavras-chave: Cultura organizacional. Saúde pública. Enfermagem. Psicologia. Bibliometria.

Resumo

O artigo objetivou identificar as características das pesquisas na área de saúde sobre o tema cultura organizacional publicadas em revistas brasileiras. A busca foi efetuada na Biblioteca Virtual em Saúde a partir do termo ‘cultura organizacional’, no período de 2007 a 2016. Foram encontrados 30 artigos em revistas nacionais de Qualis A1, A2, B1 nas áreas de avaliação Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior): enfermagem, saúde coletiva e psicologia. Os resultados evidenciaram o predomínio de artigos quantitativos e a aplicação de grande variedade de instrumentos para analisar a cultura organizacional na saúde, o que amplia as possibilidades de investigação e análise de diferentes aspectos do tema.

Publicado
2018-03-31
Como Citar
Fonseca, P., Lowen, I., Lourenço, M., & Peres, A. (2018). Cultura organizacional na área da saúde: um estudo bibliométrico. Saúde Em Debate, 42(116), 318-330. Recuperado de http://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/819
Seção
Revisão