Ações voltadas ao controle do Diabetes Mellitus na Atenção Básica: proposta de modelo avaliativo

  • Daiani de Bem Borges Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Florianópolis (SC), Brasil.
  • Josimari Telino de Lacerda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – Florianópolis (SC), Brasil.

Resumo

O artigo corresponde à apreciação da viabilidade para avaliação das ações voltadas ao controle do Diabetes Mellitus (DM) na Atenção Básica (AB) e apresenta uma proposta de modelo avaliativo. Análises documentais, revisão de literatura e reuniões com especialistas orientaram a elaboração do modelo. Para sua validação, utilizou-se a técnica de conferência de consenso. A matriz de análise e julgamento é composta por 19 indicadores agregados em duas dimensões. As ações voltadas ao controle do DM na AB são passíveis de avaliação. A aplicação do modelo avaliativo proposto permitirá ampliar o conhecimento dos mecanismos e processos implicados na operacionalização das ações, contribuindo para seu aperfeiçoamento.

Publicado
2018-03-31
Como Citar
1.
Borges D, Lacerda J. Ações voltadas ao controle do Diabetes Mellitus na Atenção Básica: proposta de modelo avaliativo. SD [Internet]. 31mar.2018 [citado 13dez.2018];42(116):162-78. Available from: http://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/797
Seção
Artigo Original