Hospitais filantrópicos beneficiados por programa de incentivo financeiro: uma análise de desempenho

  • Tanira Gomes de Toledo Barros Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo – São Paulo (SP), Brasil.
  • Carla Gianna Luppi Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Escola Paulista de Medicina (EPM), Departamento de Medicina Preventiva – São Paulo (SP), Brasil.
Palavras-chave: Administração hospitalar. Serviços de saúde. Indicadores de serviços. Gestão em saúde. Serviços hospitalares.

Resumo

O estado de São Paulo adotou um programa de incentivo financeiro para hospitais filantrópicos. O objetivo deste estudo foi analisar o desempenho dos hospitais participantes desse programa em 2012. Foram analisados os indicadores de desempenho segundo o porte hospitalar e o porte municipal, empregando-se o modelo de desempenho do Proadess (Avaliação de Desempenho do Sistema de Saúde). Encontrou-se diferença no desempenho dos hospitais segundo porte: os hospitais de pequeno porte apresentaram resultados desfavoráveis com relação aos indicadores de acesso, eficiência e efetividade. Esse resultado corrobora a necessidade de reavaliar programas de incentivo financeiro para hospitais de pequeno porte configurados como hospitais gerais.

Publicado
2018-03-31
Como Citar
Barros, T., & Luppi, C. (2018). Hospitais filantrópicos beneficiados por programa de incentivo financeiro: uma análise de desempenho. Saúde Em Debate, 42(116), 52-62. Recuperado de http://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/769
Seção
Artigo Original