Satisfação dos usuários assistidos em quatro centros regionais de especialidades odontológicas do Ceará, Brasil

Palavras-chave: Avaliação em saúde. Saúde bucal. Atenção secundária à saúde.

Resumo

Objetivou-se avaliar a satisfação de usuários assistidos em Centros Regionais de Especialidades Odontológicas (CEO-R) do Ceará, Brasil. Estudo analítico descritivo transversal. Foram entrevistados 518 usuários, baseado no número de atendimento por dia (136), utilizando-se como instrumento de pesquisa o Questionário de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde Bucal (QASSaB). Os dados foram analisados pelo teste Qui-quadrado de Pearson, comparando os resultados entre os CEO. Prevaleceram: sexo feminino (67,8%), baixa escolaridade (67,8%) e renda (63,9%). Em relação à acessibilidade, apenas o tempo de espera na recepção (83,5%) foi considerado positivo, com destaque desfavorável à especialidade ortodontia no tempo para obter uma vaga. As demais dimensões analisadas tiveram avaliação positiva pelo estudo. Relacionando-se as unidades de serviço pesquisadas, houve diferenças estatisticamente significantes (p<0,05) na satisfação dos usuários para a maioria das dimensões analisadas, com exceção do ‘auxílio de terceiros’ e da ‘resolutividade/satisfação com o tratamento odontológico’ (p>0,05). Concluiu-se que o nível de satisfação dos usuários participantes foi positivo, sendo a acessibilidade um problema impactante no sistema, devendo ser repensada no intuito de diminuir as eventuais insatisfações dos usuários.

Publicado
2018-10-31
Como Citar
1.
da Costa EB, Brandão Carneiro JD, Gomes Oliveira AM. Satisfação dos usuários assistidos em quatro centros regionais de especialidades odontológicas do Ceará, Brasil. Saúde debate [Internet]. 31º de outubro de 2018 [citado 29º de outubro de 2020];42(118):631-45. Disponível em: http://revista.saudeemdebate.org.br/sed/article/view/251
Seção
Artigo Original